Bumbo | Dinâmico ou condensador, com capacidade de captação em frequências baixas | Audio Technica ATM 25; Audix ADX60, CX111, D4, D6; Electro-Voice RE20; Shure Beta 91, SM91, Beta 52; Neumann U47FET |
Caixa | Dinâmico ou condensador com resistência a altos níveis de SPL e rápidos transientes | AKG C414. C451/460 (esteira); Audix D1, D3; Shure SM57, SM98 |
Contratempo | Condensador de diafragma pequeno ou grande, com resposta adequada às altas frequências | AKG C414. C451/460 (esteira); AKG, C451, C414, C460, Shure SM81 e Neumann KM- 184 |
Tons | Como sempre, os dinâmicos têm o timbre mais "duro" e os condensadores são mais rápidos e sensíveis | Audix D2, D4; Shure SM98; Sennheiser E504, MD421; Neumann KM184 |
Surdo | Dinâmico ou condensador com boa captação de transientes e extensão nas freqüências baixas | Audix D4; Sennheiser MD 421, 441, E504, 604; AKG C414; Shure SM 98 |
Overall | Condensador | Audio Technica AT3060; Neumann U87, KM86, TLM103 e TLM193; AKG C414, C451, C460, C480 |
Violões | Condensador | AKG C451, C460, C414, C480; Neumann TLM193, KM184, TLM103, Audix CX111 |
Guitarras | Como sempre, os dinâmicos têm o timbre mais "duro" e os condensadores são mais rápidos e sensíveis | Neumann U87, TLM103 (de over) e Shure SM57 (Close mic); SM 58; Electro-Voice RE20 |
Contrabaixo acústico | Dinâmico (de perto) e condensador (mais afastado), diafragma grande | Electro-Voice RE20 e Neumann 149 Tube. MD 421, C414 |
Contrabaixo elétrico | DI e em casos muito raros somar com microfonação | Diversas opções de mics, nem necessariamente graves, apenas para somar definição do falante ao som do DI |
Percussões | Varia muito por sua alta variedade de instrumentos. De carrilhões agudos a sons extremamente graves. Ver listagem acima de surdos, tons e pratos | Sennheiser MD421 II, Shure SM57, SM58, SM 98; AKG C414 |
Metais | Alta gama de timbres. Dependendo da necessidade de sons mais quentes ou brilhantes | Electro-Voice RE20 e Neumann TLM103 (sons mais quentes); Sennheiser MD421 II (para trombones e trompetes); condensadores menores mais brilhantes para som mais pop; Shure SM81, AKG C414 |
Madeiras | Alta Mesmo princípio dos metais | AKG 414 TLII (para saxofones e clarinetes), C451, C460 |
Cordas | Condensador | AKG C451, C460, C414; Neumann KM 184 |
Voz | Talvez seja o "instrumento" que mais varia de cantor para cantor e de música pra música. Definitivamente não há um correto. Mas existem os coringas | Audio Technica AT-3060; CAD VX2, AKG C414; Neumann KM 86; Manley Gold (caro!!!); AKG C12VR; Neumann M149, U87, TLM103. mas, definitivamente, não há um melhor de todos |
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Tá com dúvida de escolher qual microfone é melhor para captar pratos ou qual vai bem no bumbo, ou qual é o mais indicado para voz? Confira a tabela abaixo. Muito útil!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário