Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tá com dúvida de escolher qual microfone é melhor para captar pratos ou qual vai bem no bumbo, ou qual é o mais indicado para voz? Confira a tabela abaixo. Muito útil!!


Bumbo
Dinâmico ou condensador, com capacidade de captação em frequências baixas
Audio Technica ATM 25; Audix ADX60, CX111, D4, D6; Electro-Voice RE20; Shure Beta 91, SM91, Beta 52; Neumann U47FET
Caixa
Dinâmico ou condensador com resistência a altos níveis de SPL e rápidos transientes
AKG C414. C451/460 (esteira); Audix D1, D3; Shure SM57, SM98
Contratempo
Condensador de diafragma pequeno ou grande, com resposta adequada às altas frequências
AKG C414. C451/460 (esteira); AKG, C451, C414, C460, Shure SM81 e Neumann KM- 184
Tons
Como sempre, os dinâmicos têm o timbre mais "duro" e os condensadores são mais rápidos e sensíveis
Audix D2, D4; Shure SM98; Sennheiser E504, MD421; Neumann KM184
Surdo
Dinâmico ou condensador com boa captação de transientes e extensão nas freqüências  baixas
Audix D4; Sennheiser MD 421, 441, E504, 604; AKG C414; Shure SM 98
Overall
Condensador
Audio Technica AT3060; Neumann U87, KM86, TLM103 e TLM193; AKG C414, C451, C460, C480
Violões
Condensador
AKG C451, C460, C414, C480; Neumann TLM193, KM184, TLM103, Audix CX111
Guitarras
Como sempre, os dinâmicos têm o timbre mais "duro" e os condensadores são mais rápidos e sensíveis
Neumann U87, TLM103 (de over) e Shure SM57 (Close mic); SM 58; Electro-Voice RE20
Contrabaixo acústico
Dinâmico (de perto) e condensador (mais afastado), diafragma grande
Electro-Voice RE20 e Neumann 149 Tube. MD 421, C414
Contrabaixo elétrico
DI e em casos muito raros somar com microfonação
Diversas opções de mics, nem necessariamente graves, apenas para somar definição do falante ao som do DI
Percussões
Varia muito por sua alta variedade de instrumentos. De carrilhões agudos a sons extremamente graves. Ver listagem acima de surdos, tons e pratos
Sennheiser MD421 II, Shure SM57, SM58, SM 98; AKG C414
Metais
Alta gama de timbres. Dependendo da necessidade de sons mais quentes ou brilhantes
Electro-Voice RE20 e Neumann TLM103 (sons mais quentes); Sennheiser MD421 II (para trombones e trompetes); condensadores menores mais brilhantes para som mais pop; Shure SM81, AKG C414
Madeiras
Alta Mesmo princípio dos metais
AKG 414 TLII (para saxofones e clarinetes), C451, C460
Cordas
Condensador
AKG C451, C460, C414; Neumann KM 184
Voz
Talvez seja o "instrumento" que mais varia de cantor para cantor e de música pra música. Definitivamente não há um correto. Mas existem os coringas
Audio Technica AT-3060; CAD VX2, AKG C414; Neumann KM 86; Manley Gold (caro!!!); AKG C12VR; Neumann M149, U87, TLM103. mas, definitivamente, não há um melhor de todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário